sábado, 5 de maio de 2012

WIKIMEDIA: "Imagine um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todos os conhecimentos"


" Aquele que quer aprender a voar um dia precisa primeiro aprender 
a ficar de pé, caminhar, correr, escalar e dançar; ninguém 
consegue  voar só aprendendo vôo." Friedrich Nietzsche

A Wikimedia Foundation, Inc., Sediada em São Francisco (E.U.A),  é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue e a disponibilizar ao público. 

O objetivo declarado da Wikimedia Foundation é desenvolver e manter conteúdo aberto, por meio de projetos baseados no sistema Wiki e fornecer o conteúdo completo desses projetos ao público gratuitamente.

O sistema Wiki se refere a um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. Este software colaborativo permite a edição colectiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.

Além da enciclopédia generalizada multilingual Wikipédia, a fundação gera um dicionário multilíngue chamado Wikcionário, uma enciclopédia de citações chamada Wikiquote, um repositório de textos de fontes em qualquer língua chamado Wikisource, e uma coleção de textos, estilo livros, para estudantes (tais como manuais e livros de domínio público) chamado Wikibooks. Wikijunior é um subprojeto do Wikibooks especializado em livros para crianças.  Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikimedia
                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire
Powered By Blogger