O cultivo da valentia
Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
"Você deverá tomar cada fracasso como princípio de triunfo, sempre que dele extraia o elemento que lhe faltou para vencer. São muitos os que se desalentam quando os fracassos sobrevêm, muitos os que se desmoralizam e esmorecem por essa causa. A vida é, no entanto, atividade constante; a própria natureza nos mostra isso. Por que, então, a mente humana há de permanecer passiva, quando tem a seu alcance tantos pensamentos úteis para ativar sua capacidade e sobrepor-se aos obstáculos?
Você bem sabe quão propenso é o homem a se deixar invadir pelas emoções tristes, amargas, violentas ou ingratas que recebe. Isto altera seu sistema nervoso, abala sua saúde e, além disso, azeda seu caráter. Para evitar tais efeito, a uma emoção pessimista, oponha logo outra otimista, alegre, estimulante; a uma violenta, outra sedante; e faça isso sempre com plena consciência de sua eficácia.Quando as lutas que a vida lhe oferecer forem duras, suavize-as. Não aumente sua dureza tornando-se pessimista ou deixando que sua fortaleza decaia. Faça da luta, em todo momento, um ensinamento; torne doce seu sabor quando essa luta lhe for amarga. Verá como a observância deste conselho o levará ao triunfo.
Desterre de si para sempre o temor, por ser sinal negativo da existência humana |
Insufle em sua vida essa força que se chama valor, porque necessitará dela para enfrentar com inteireza e compreensão as situações difíceis; inclusive para encarar os êxitos, porque estes podem nublar a razão e perder mérito, por não se ter sabido conter a tempo os excessos da vanglória pessoal. Ainda necessitará de valor para desfrutar a própria felicidade, se não quiser que ela se desvaneça por um momento de debilidade ou pelo simples temor de perdê-la. O valor é uma força em extremo estimulante, porque amplia o campo mental e dá solidez ao pensar e ao atuar. O temor é, ao contrário, deprimente: aflige, tortura, amargura, entristece.
Desterre de si para sempre o temor, por ser sinal negativo da existência humana. Comprove você mesmo, a cada dia, se em seus pensamentos, em suas palavras e em seus atos há maior valentia do que na véspera. Compreenderá, então, que ser valente é dar mostra de segurança pessoal. Daí, justamente, dessa segurança pessoal, surge o verdadeiro valor. Essa será a melhor garantia da fé que você irá depositando em si mesmo, fé que necessita sempre do valor enquanto cresce; a única fé válida, porque faz o homem consciente de seus deveres para consigo mesmo e para com seus semelhantes".
Texto disponível em: http://www.logosofia.org.br/artigos/o-cultivo-da-valentia/46.aspx
http://static.frasesparaface.com.br/imagem/q/u/quando-nao-existe-inimigo-no-interior-o-inimigo.png
Nenhum comentário:
Postar um comentário