sábado, 14 de janeiro de 2012

PROUNI 2012 - inscrições abertas de 14 - 19 janeiro. Não perca essa chance!

Como funciona o PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.
Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, referente ao 1º semestre de 2012, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
ser pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

Inscrições - PROUNI 2012

O processo seletivo 1º/2012 terá uma única etapa de inscrição.

O período de inscrições é de 14 até as 23h59 do dia 19 de janeiro de 2012. Será observado o horário oficial de Brasília (DF). Para se inscrever o candidato deve acessar o link a seguir: 
http://prounialuno.mec.gov.br/                                                                                                                     

Como é feita a inscrição?

 A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando o sistema do Prouni neste portal.
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2011 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF)
Caso o candidato não se recorde de seu número de inscrição ou de sua senha no Enem 2011, poderá recuperá–los no endereço:http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/
No portal do Prouni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa.
Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência e conforme seu perfil socioeconômico.
As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.                                                                                                                                

Chamadas, pré-seleção e aprovação

Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do Prouni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem 2011. Serão realizadas duas chamadas. A primeira chamada será no dia 22 de janeiro. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Consulte aqui a lista de documentos.
Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante outros documentos que julgar necessários.
O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré–selecionados na primeira chamada será de 23 de janeiro a 01 de fevereiro.
A segunda chamada será divulgada no dia 07 de fevereiro, com prazo para comprovação de informações de 07 a 15 de fevereiro.
É facultada às instituições a realização de processo seletivo próprio aos candidatos pré-selecionados. Essa informação é disponibilizada ao candidato, no momento da inscrição. Nesses casos, a instituição deve informar previamente aos candidatos pré–selecionados os critérios desta seleção.

Lista de Espera

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas. O prazo para manifestação de interesse em participar da Lista de Espera é de 22 a 24 de fevereiro. Em seguida, serão feitas duas convocações dos candidatos pelas instituições.
A primeira convocação será a partir do dia 27 de fevereiro e o prazo para comprovação das informações dos candidatos convocados será de 28 de fevereiro a 02 de março.
A segunda convocação dos candidatos ocorrerá a partir do dia 09 de março com prazo para comprovação de 12 a 15 de março.

Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire
Powered By Blogger

ARQUIVO DO BLOG