A escravidão não foi um desejo dos escravizados. Milhares de pessoas foram sequestradas e retiradas do território e da história de vida delas para serem forçadas a trabalhar num ambiente totalmente hostil. Essas pessoas foram tratadas como objetos, foram desumanizadas e foram oprimidas.
Os efeitos da escravidão repercutem até os dias atuais, ainda que algumas vezes seja ofuscado por sutilezas, que disfarçam, mas não fazem com que o preconceito deixe de perdurar.
O racismo não está atrelado exclusivamente às características biológicas da população negra e não diz respeito somente à ela; ele está engendrado em sistemas, instituições e relações sociais diversificadas e possui incontáveis reflexos negativos para o desenvolvimento de uma população.
Ninguém nasce racista, ninguém nasce aprendendo a segregar e a tratar os demais com indiferença. O racismo, a indiferença e a intolerância são ensinados por pessoas adultas, que sabem que esta é uma forma de tentar inferiorizar e dominar o outro.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar." Nelson Mandela.
OS RACISTAS DEVEM SER SILENCIADOS E A PRÁTICA DO RACISMO DEVE SE TORNAR VISÍVEL PARA QUE SEJA POSSÍVEL COMBATÊ-LO, PARA ISSO A VÍTIMA DO RACISMO DEVE REAGIR E BUSCAR LEGALMENTE QUE OS DIREITOS DELA SEJAM EFETIVADOS!
Por: Tânia B. Teodoro
Disponível em: https://pbs.twimg.com/media/DN0veNjXkAAJfQG.jpg

Referências: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/ninguem-nasce-racista/
Nenhum comentário:
Postar um comentário