sábado, 17 de julho de 2010

CERRADO E CAATINGA NA PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 51/03. SERÁ QUE, AGORA, ELES SERÃO CONSIDERADOS PATRIMÔNIOS NACIONAIS?


A Proposta de Emenda à Constituição 51/03, que ficou conhecida como "PEC da Caatinga e do Cerrado", foi aprovada em segundo turno, com 51 votos a favor e um contra. A matéria vai seguir agora para exame pela Câmara dos Deputados.


O primeiro signatário da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) ressaltou que com a aprovação da PEC 51/03, o Cerrado se transforma em patrimônio nacional, equiparando-se, assim, à Floresta Amazônica e ao Pantanal mato-grossense. Ele acrescentou ainda que sua aprovação repara um erro histórico da Assembleia Nacional Constituinte, e não prejudica em nada o desenvolvimento econômico sustentável do país, já que o Cerrado já está integrado à cadeia produtiva, tendo se tornado grande produtor de grãos e de leite.  

A PEC 51/03 inclui o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional pela Constituição. A proposta visa corrigir uma falha que carece de justificativa científica e resultou na restrita divulgação da importância dessas áreas. 





Pela Constituição, a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal mato-grossense e a zona costeira são patrimônios nacionais, e sua utilização deve ser feita de forma a assegurar a preservação do meio ambiente. No entanto, a importância de incluir o Cerrado entre esses biomas justifica-se não só pelo fato de ocupar cerca de um quarto do território nacional, mas, principalmente, de englobar ampla variedade de ecossistemas e elevada diversidade biológica que se manifesta na fauna e flora. Já a Caatinga, que ocupa cerca de 850 mil quilômetros quadrados no semi-árido nordestino e interage com o Cerrado, caracteriza-se por apresentar notável diversidade de fauna e flora.

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire
Powered By Blogger

ARQUIVO DO BLOG