sábado, 17 de julho de 2010

CERRADO E CAATINGA NA PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 51/03. SERÁ QUE, AGORA, ELES SERÃO CONSIDERADOS PATRIMÔNIOS NACIONAIS?


A Proposta de Emenda à Constituição 51/03, que ficou conhecida como "PEC da Caatinga e do Cerrado", foi aprovada em segundo turno, com 51 votos a favor e um contra. A matéria vai seguir agora para exame pela Câmara dos Deputados.


O primeiro signatário da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) ressaltou que com a aprovação da PEC 51/03, o Cerrado se transforma em patrimônio nacional, equiparando-se, assim, à Floresta Amazônica e ao Pantanal mato-grossense. Ele acrescentou ainda que sua aprovação repara um erro histórico da Assembleia Nacional Constituinte, e não prejudica em nada o desenvolvimento econômico sustentável do país, já que o Cerrado já está integrado à cadeia produtiva, tendo se tornado grande produtor de grãos e de leite.  

A PEC 51/03 inclui o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional pela Constituição. A proposta visa corrigir uma falha que carece de justificativa científica e resultou na restrita divulgação da importância dessas áreas. 





Pela Constituição, a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal mato-grossense e a zona costeira são patrimônios nacionais, e sua utilização deve ser feita de forma a assegurar a preservação do meio ambiente. No entanto, a importância de incluir o Cerrado entre esses biomas justifica-se não só pelo fato de ocupar cerca de um quarto do território nacional, mas, principalmente, de englobar ampla variedade de ecossistemas e elevada diversidade biológica que se manifesta na fauna e flora. Já a Caatinga, que ocupa cerca de 850 mil quilômetros quadrados no semi-árido nordestino e interage com o Cerrado, caracteriza-se por apresentar notável diversidade de fauna e flora.

Nenhum comentário:

"Não é multirracial, só existe uma raça — a raça humana — e eles vêm em cores diferentes. Nunca entendi por que ninguém pensava assim antes". Oliviero Toscani

"Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele ou de onde ela vem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam ap...