sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

VII Curso de Atualização: “A Teoria e as Questões Políticas - Edital de seleção 2013

Essa imagem pertence à Mirtes e está disponível no Blog: http://mirespelhomagico.blogspot.com.br
 
O edital a seguir está disponível no site: http://www.criola.org.br/
CRIOLA, através do Programa MultiVersidade Criola, um espaço de formação feminista e anti-racista para mulheres negras, o Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos (PROAFRO) do Centro de Ciências Sociais e da Faculdade de Serviço Social Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade do Texas em Austin, através do Centro de Estudos Africanos e Afro-americanos (CAAAS), do Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana (AADS), e do Instituto de Estudos Latino Americanos Teresa Lozano Long (LILLAS), torna público a abertura de inscrições para selecionar alunas e alunos para o VII Curso de Atualização em Estudos da Diáspora Africana, nas datas e sob as condições especificadas no presente edital. 
 
 Objetivo do Curso: Oferecer formação acadêmica e intelectual de alto nível a ativistas, estudantes e intelectuais de todo o país interessados na área de Estudos da Diáspora Africana, a partir das análises críticas produzidas pelo feminismo negro no Brasil e em outras comunidades da Diáspora Africana, em especial nos Estados Unidos. Este Curso de atualização tem como base o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin, um dos mais respeitados nos Estados Unidos, e oferecido pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-americanos (CAAAS) e pelo Departamento de Antropologia, ambos filiados à Universidade.
 
Coordenação do Curso
·         João Costa Vargas (Ph.D., University of California in San Diego)
Professor Associado, Depto. de Antropologia e Centro de Estudos Africanos e Afro-americanos da Universidade do Texas em Austin. 
·         Lucia Maria Xavier de Castro (Assistente Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro) Coordenadora de Criola.
·         Magali da Silva Almeida (Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Professora da Faculdade de Serviço Social e Coordenadora do Curso de Graduação em Serviço Social e do Programa de Estudos e Debates dos povos Africanos e Afro-americanos (PROAFRO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Condição do curso: O curso é gratuito e realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. As despesas de alimentação, transporte, hospedagem e do material didático-pedagógico são de responsabilidade exclusiva da candidata e candidato. Contudo, negocia-se a possibilidade de recursos para auxiliar estudantes vindas/os de fora da cidade do Rio de Janeiro.  
Total de Vagas: 20 vagas
Público-alvo:  O curso privilegiará a participação de ativistas dos movimentos sociais, negro e de mulheres negras, bem como de estudantes universitárias (os) em nível de graduação e pós-graduação com temas de estudo/pesquisas relevantes à temática do curso.  
Condições para a participação
1.      Ter no mínimo o domínio intermediário da língua inglesa para leitura e compreensão, pois grande parte da bibliografia do curso não está disponível em português.
2.      Disponibilidade de tempo de no mínimo 20 horas semanais para frequentar as aulas e para a leitura da bibliografia.
Inscrição e seleção: A ficha de inscrição está disponível on-line no site de Criola (www.criola.org.br) e do Proafro (http://www.neab-proafro.uerj.br). As/os interessadas/os deverão preencher a ficha, e enviá-la por e-mail para diasporaafricana@criola.org.br anexando um curriculum vitae (três páginas no máximo) com informações sobre formação, a ação antirracista e feminista, participação em eventos acadêmicos e/ou ativistas. A ficha de inscrição e o curriculum vitae só serão aceitos por e-mail e deverão ser enviados no período de 28/12/2012 à 31/01/2013.
A seleção é realizada por uma comissão composta de representantes das organizações proponentes. Os critérios para seleção são: experiência de ativismo na luta antirracista e/ou feminista, interesse acadêmico sobre questão racial, capacidade de leitura e compreensão da língua inglesa.
A lista com o nome d@s selecionad@s para o curso será publicada no site de CRIOLA (www. criola.org.br) e do PROAFRO (www.neab-proafro.uerj.br) no dia 17/02/13. Os 20 alun@s selecionad@s devem confirmar sua participação em reunião com a coordenação do curso. A data da reunião será informada publicamente nos sites acima citados. A participação na mesma é obrigatória. A seleção das alunas e alunos e a decisão final e irrevogável cabem à coordenação do curso.
Estrutura e local do curso: O curso será realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em local a ser informado na confirmação da matrícula, as segundas e quartas-feiras de 13h às 18h, no período de 10/06 a 19/07 de 2013, com carga horária total de 60h.
 
Programa do Curso
O curso procura dotar os participantes com uma visão geral sobre as teorias, histórias e questões políticas relativas à Diáspora Africana nas Américas e está inicialmente dividido em 4 módulos:
I- Rotas e Raízes: Teoria da Diáspora Africana – Neste módulo, analisa-se as perspectivas-chaves sobre a formação e dinâmica da Diáspora Africana. Os autores analisados têm diferentes posições — algumas vezes complementares algumas vezes contrastantes — com relação aos conteúdos e conseqüências da tradição radical negra.
II- Pesquisa Ativista - Este módulo oferece uma introdução ao conceito de pesquisa ativista, tanto no que se refere à teoria quanto à prática.  Com a perspectiva de que não existe neutralidade em pesquisa, o módulo articula o conceito de pesquisa ativista com tradições radicais mais amplas. 
III- Pensamento das Mulheres Negras na Diáspora – Este módulo oferece uma introdução aos estudos feministas negros das Américas, ao Movimento de Mulheres Negras e da Teoria Queer. A partir da bibliografia selecionada, discutiremos diversos temas, tais como: o sistema de opressão da mulher negra, sua prática política de resistência, metodologia e epistemologia feminista negra, assim como a critica a heteronormatividade, a papeis sociais definidos por gênero entre outros temas.
IV- Diáspora e Movimentos – Este módulo apresenta o legado histórico de resistência da população negra a partir do conceito de Tradição Radical Negra¹, evidencia suas formas de mobilização e organização desta população como protagonistas de suas próprias demandas. Estão incluídas aqui a luta pela terra, contra o genocídio, e outras produções acadêmicas e artísticas sobre movimentos negros na diáspora.
Requisitos para Aprovação
Será considerada aprovada a aluna e o aluno que atender aos critérios de avaliação do curso: 1) freqüência de até 75% do total de horas do curso, 2) apresentar resumo e perguntas para debate em pelo menos 2 aulas, 3) entrega de um paper acadêmico ao final do curso, de 15 à 20 páginas, baseado em trabalho etnográfico, de arquivo ou de caráter sociológico, com foco no Brasil. A data para a entrega do trabalho final será acordada durante o curso e os certificados serão emitidos pela Sub-Reitoria de Extensão da UERJ.  
Informações adicionais
Para maiores informações escreva para o e-mail:
diasporaafricana@criola.org.br
A coordenação




¹ Robinson, Cedric J. (2000) Black Marxism: the making of the Black radical tradition. Chapel Hill, N.C.: University of North Carolina Press.

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire