domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dicas para você ter um verão mais saudável!


No verão, o sol, o calor, o clima de férias faz com que a gente se sinta mais à vontade, mais solta, despreocupada..Há até mudança no humor e no espírito de aventura. A preocupação com o visual também faz com que os hábitos alimentares mudem - come-se menos, dando preferência a saladas, legumes, enfim, alimentos mais leves.
Mas, há ainda outros apelos. A vontade de pegar aquela "corzinha", ficar mais bonita pode trazer alguns problemas se não forem tomados cuidados especiais. Fique atento às seguintes dicas: 
A imagem acima pertence a: http://www.juniao.com.br/weblog/
BRONZEAR OU QUEIMAR
O sol do verão exige mais cuidados do que o uso de protetor solar com fator adequado. Você deve se preocupar com o horário e o tempo de exposição ao sol pois, do contrário, você estará correndo o risco de ter alguns problemas que o sol de hoje provoca, tais como câncer de pele, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino o que facilita o aparecimento de catarata nos olhos, etc.

Há outro detalhe - no verão, os níveis de irradiações ultravioleta (IUV) no Brasil são violentos e podem causar sérios danos. Então cuide-se! Observe as informações da tabela abaixo.


Onde o sol queima mais
Tempo seguro de exposição
ao sol conforme a pele
PraiaMontanhaPiscinaBrancaMorena ClaraMorena EscuraNegra
A praia é a vilã das queimaduras. Quanto mais branca e fina a areia, maior o risco de queimadurasQuanto mais alto o lugar menor a camada de ozônio, responsável por proteger nossa pele dos raios ultravioletasAqui está o menor risco, pois a superfície à borda da piscina é que menos aumenta a irradiação ultravioleta
mínimo
3 minutos
mínimo
9
minutos
mínimo
15 minutos
mínimo
20 minutos
máximo
5 minutos
 
máximo
13 minutos
 
máximo
20 minutos
 
máximo
27 minutos
 
HIDRATAR E NÃO RESSECAR
O sol, calor, cloro da piscina, sal da água do mar são elementos que vão ressecar e causar uma certa aspereza em sua pele. Seus cabelos também vão ficar ressecados e sem brilho, sem contar a mudança de tonalidade.Por isso, para cuidar da pele, você deve usar cremes hidratantes, esfoliantes leves para os joelhos e cotovelos, lixas  ou pedra-pomes para os pés, além de beber muita água.

Para os cabelos, você deve usar xampus e condicionadores com filtro solar, máscaras hidratantes, condicionadores à base de queratina e xampus anti-resíduo, se sua água for de piscina.

MANTER A FORMA E ATÉ EMAGRECER
Se você quiser manter a forma ou emagrecer neste verão, e evitar problemas de saúde, faça as escolhas certas na hora das refeições..Não deixe de ingerir carboidratos (pães, bolachas, arroz, macarrão, batatas, etc), mas cuide para que as quantidades sejam pequenas.

Proteínas (carnes brancas e vermelhas, leite e derivados e ovos) são importantes para seus músculos, ossos e pele. Não deixe de ingeri-los, mas dose as quantidades ou combine-os com alimentos mais leves.

Gorduras fornecem energia e são importantes para algumas funções do nosso corpo. Mas, é importante considerar que ela já está presente em muitos dos alimentos que comemos diariamente. Assim, lembre-se disso, quando adicionar temperos, molhos, cremes e pastas naquilo que estiver comendo.

.Legumes, verduras e frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. São também os menos calóricos. por isso devem estar entre as suas preferências.Por último, se você quiser emagrecer, lembre-se que tudo que comer ou beber deve ser em menor quantidade do que o seu costume. Exceto, é claro, a água, que no verão deve ser sempre muito mais.

......Agora, curta seu verão e divirta-se!!!

Base das informações: Saúde Verão - Caderno Especial da Revista Veja (12.04)
Para acessar as Fontes basta clicar nos links abaixo: http://www.mulherdeclasse.com.br/Cuidados%20no%20verao.htm

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire

ARQUIVO DO BLOG