domingo, 13 de fevereiro de 2011

Saiba mais sobre "AS ESTAÇÕES DO ANO"


Todo mundo já sabe que durante o ano ocorrem quatro estações: Primavera, verão, outono e inverno.

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.

Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.

Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.

Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.

Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte.


Outono : De 21 de março a 21 de junho
         URL da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFIvcBwAIyR9T8Fuyn1k8Rfx_EUzqtV0D73JenP7anCGgHouHhXIpl2qrXcjHBwANSfY22e7bMw3Bfxyxsfp4KyOKqdbFQpQMnZSMZhGqEKFvMXs96noiQW-wJEvTq0Koj7qtt2q76A8ck/s400/outono3.jpg

Do latim: autumno. Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores. 

Inverno: De 21 de junho a 23 de setembro
URL da imagem: http://www.brasilescola.com/upload/e/inverno.jpg

Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal. Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo.

Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro.
URL da imagem: http://iescabodelahuerta.edu.gva.es/informatica/trabajos2bach/Alexandra/websitehotel/fotos%20xa%20eventos%20especiales/primavera.jpg

Do latim: primo vere, no começo do verão. Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão. Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem. A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.
Verão: De 21 de dezembro a 21 de março.
URL da imagem: http://www.ngshopping.com.br/media/upload/image/8243verao.jpg

Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral. Chegou o Verão, a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. Relativo a primavera. Estação que sucede a Primavera e antecede o Outono. As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor.


Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire
Powered By Blogger

ARQUIVO DO BLOG