O Comitê Mineiro de Educação em Direitos Humanos, fruto da mobilização de entidades de direitos humanos, acaba de lançar um site disponibilizando textos, livros e apostilas para educadores da área. A iniciativa é do Fórum Mineiro de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal .
O Núcleo de Direitos Humanos da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas, juntamente com o grupo Paidéia Jurídica (da UFMG) e outros órgãos públicos de direitos humanos, é o responsável pelo conteúdo do site.
O material disponibilizado parte do princípio que a educação em direitos humanos é “um processo sistemático e multidimensional, que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando as seguintes dimensões: apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional, regional e local; afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura do objeto de estudo em todos os espaços da sociedade; formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político; e desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos orientados à mudança de mentalidades e de práticas individuais e coletivas que possam gerar ações e instrumentos em favor da promoção e da ampliação dos direitos humanos”.
O site apresenta, ainda, textos e reflexões sobre os cinco eixos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: educação básica; educação superior; educação não formal; educação dos profissionais dos sistemas de justiça e de segurança e educação e mídia.
Professores, educadores formais e não-formais, estudantes e pesquisadores do tema da Educação em Direitos Humanos poderão acessar e baixar todo o material no endereço: http://www.direito.ufmg.br/edhmg/
Notícia divulgada pela Puc Minas em 27/01/2010
O objetivo deste blog é compartilhar conhecimento numa linguagem simples e acessível. Neste blog você encontrará reflexões críticas sobre o mundo jurídico, educação, relações sociais e comportamento humano. Neste espaço nós nos unimos na luta contra todas as formas de preconceito e de violência com a finalidade de valorizar o ser humano e ajudá-lo na conquista e manutenção de sua liberdade e da sua dignidade. Unidos somos mais fortes! Seja bem vindo (a)! *** Este blog não é laico!
-
Um casal de jovens, recém-casados, muito pobre, que viviam de favores, num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguin...
-
O IBEU vem patrocinando, desde 1938, como parte de sua meta para o constante desenvolvimento das relações culturais entre o Brasil e os Est...
Nenhum comentário:
Postar um comentário