sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ACESSE http://www.direito.ufmg.br/edhmg E BAIXE MATERIAIS DO TEMA "EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS"

O Comitê Mineiro de Educação em Direitos Humanos, fruto da mobilização de entidades de direitos humanos, acaba de lançar um site disponibilizando textos, livros e apostilas para educadores da área. A iniciativa é do Fórum Mineiro de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal .

O Núcleo de Direitos Humanos da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas, juntamente com o grupo Paidéia Jurídica (da UFMG) e outros órgãos públicos de direitos humanos, é o responsável pelo conteúdo do site.

O material disponibilizado parte do princípio que a educação em direitos humanos é “um processo sistemático e multidimensional, que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando as seguintes dimensões: apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional, regional e local; afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura do objeto de estudo em todos os espaços da sociedade; formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político; e desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos orientados à mudança de mentalidades e de práticas individuais e coletivas que possam gerar ações e instrumentos em favor da promoção e da ampliação dos direitos humanos”.

O site apresenta, ainda, textos e reflexões sobre os cinco eixos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: educação básica; educação superior; educação não formal; educação dos profissionais dos sistemas de justiça e de segurança e educação e mídia.

Professores, educadores formais e não-formais, estudantes e pesquisadores do tema da Educação em Direitos Humanos poderão acessar e baixar todo o material no endereço: http://www.direito.ufmg.br/edhmg/

Notícia divulgada pela Puc Minas em 27/01/2010

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire
Powered By Blogger

ARQUIVO DO BLOG