segunda-feira, 9 de novembro de 2009

QUERER SER PROFESSOR...

QUANDO SE REALIZA UMA ANÁLISE DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA PERCEBE-SE O QUANTO É DIFÍCIL "QUERER SER PROFESSOR". SER PROFESSOR EXIGE MUITO DE UM SER HUMANO! ESSA PROFISSÃO NÃO É UMA "AVENTURA"; É UMA RESPONSABILIDADE ENORME COM O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

NO BRASIL OS PROFESSORES NÃO SÃO BEM REMUNERADOS E, ALÉM DISSO, AINDA SÃO VÍTIMAS DE HUMILHAÇÕES E DESRESPEITOS POR PARTE DOS ALUNOS. OS PROFESSORES SÃO VÍTIMAS, MAS, TAMBÉM, SÃO ATORES; ELES SÃO VÍTIMAS DA IRRESPONSABILIDADE DOS LÍDERES POLÍTICOS QUE PARECEM FECHAR OS OLHOS PARA ESSES PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SÃO ATORES, POIS OPTARAM POR UMA PROFISSÃO QUE É "EXTREMAMENTE DIFÍCIL" E CONTINUAM NELA DE FORMA DESCOMPROMISSADA CONTRIBUINDO PARA MINIMIZÁ-LA PERANTE A SOCIEDADE.

É ISSO MESMO! EXISTEM ALGUNS PROFESSORES QUE JÁ DESISTIRAM DE "SER PROFESSORES" E QUE CONTINUAM INDO À SALA DE AULA PARA, SIMPLESMENTE, "GARANTIR SEUS SALÁRIOS". PARECE QUE ESSES "EX-PROFESSORES" AINDA NÃO SE DERAM CONTA DO MALEFÍCIO QUE É, EM TERMOS SOCIAIS, UM "PROFESSOR QUE FINGE QUE ENSINA E QUE SE CONTENTA COM ALUNOS QUE FINGEM QUE APRENDEM".

PENSO QUE AQUELES QUE ESTIVEREM INSATISFEITOS COM A SUA PROFISSÃO DEVEM BUSCAR ALGO QUE ATENDA AOS SEUS PROPÓSITOS! AFINAL DE CONTAS; "AQUELE QUE NÃO SE MODELA PARA ENFRENTAR ESSA REALIDADE É MENOS COVARDE QUANDO DESISTE DA PROFISSÃO DO QUE QUANDO OPTA POR CONTINUAR A EXERCÊ-LA"! TÂNIA B. TEODORO

Um comentário:

Bruna disse...

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem "águias" e não apenas "galinhas". Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire.

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire

ARQUIVO DO BLOG