sábado, 17 de abril de 2010

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons"..

Negro olhar - Esse imagem pertence a: http://www.panegass.com.br/

Algumas pessoas dizem que o fato abaixo relatado é verídico e que aconteceu na empresa TAM. Outros dizem que a "história" ocorreu em um vôo da British Airways entre Johannesburgo e Londres. 



Eu prefiro acreditar, por mais que ela pareça utópica, que um dia nossa sociedade chegará a agir com o mesmo bom senso que serviu de desfecho para o fato aqui relatado.


Na verdade, melhor seria se essas situações não ocorressem, todavia, ainda estamos em uma sociedade racista, egoísta e injusta, salvo algumas exceções.  



Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.



'Qual o problema, senhora?', pergunta uma comissária..


'Não está vendo?' - respondeu a senhora - 'vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira'!


'Por favor, acalme-se' - disse a aeromoça - 'infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'.


A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica.
Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'.



E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa tão desagradável'.



E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu: 'Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'


E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.


Obs.: Se você é contra o racismo contribua com a divulgação dessa mensagem.
Fonte: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/141_preconceito.htm

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire

ARQUIVO DO BLOG