sábado, 17 de abril de 2010

A SAÚDE NO NOSSO PAÍS ESTÁ UM VERDADEIRO CAOS!!!

EM BELO HORIZONTE MUITOS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS ESTÃO DE GREVE! 
E A POPULAÇÃO, O QUE ELA DEVE FAZER?
SE VOCÊ CONSEGUIR RESPONDER ESSA PERGUNTA NÃO DEIXE DE REGISTRÁ-LA NOS COMENTÁRIOS DESTA POSTAGEM!




A SENHORA QUE PASSOU MAL DENTRO DO ÔNIBUS (FATO RELATADO NA POSTAGEM DO DIA 16 DE ABRIL) QUANDO FOI LEVADA PARA O PRIMEIRO HOSPITAL NÃO HAVIA MÉDICO PARA ATENDÊ-LA.


QUANDO CHEGAMOS NO SEGUNDO HOSPITAL ELA TEVE QUE SER RETIRADA DE DENTRO   DO ÔNIBUS PELOS PRÓPRIOS PASSAGEIROS, POIS NÃO HAVIA NINGUÉM DA UNIDADE MÉDICA PARA FAZER ISSO.


DEPOIS ELA FOI LEVADA ATÉ A PORTA DO HOSPITAL PELO MOTORISTA.


QUANDO EU DIGO "LEVADA ATÉ A PORTA DO HOSPITAL" É PORQUE FOI LITERALMENTE ISSO; O MOTORISTA TEVE QUE FAZER VÁRIAS MANOBRAS PARA CONSEGUIR ENTRAR COM O VEÍCULO NA ÁREA DAS AMBULÂNCIAS ( VALE OBSERVAR QUE HAVIA UMA AMBULÂNCIA NO LOCAL, MAS QUE NINGUÉM ESTAVA TRABALHANDO NELA NO MOMENTO).


QUANDO OS PASSAGEIROS CARREGARAM A SENHORA ATÉ O LADO DE FORA DO ÔNIBUS, DUAS MULHERES QUE, TAMBÉM, ESTAVAM NO ÔNIBUS TIVERAM QUE DESCER E BUSCAR A MACA DENTRO DO HOSPITAL.


DEPOIS DISSO, ESSAS DUAS MULHERES, TÃO SOLIDÁRIAS E PRESTATIVAS, EMPURRARAM A MACA ATÉ A SALA DE ESPERA DO HOSPITAL E ALI FICARAM COM AQUELA SENHORA AGUARDANDO UM ATENDIMENTO QUE NINGUÉM PODERIA ASSEGURAR QUE VIRIA.


O ÔNIBUS FOI EMBORA PARA SUA ROTINA, MAS, SEI QUE O SOFRIMENTO DAQUELA SENHORA QUE ESTAVA NA MACA CONTINUOU.


ESSA SENHORA NÃO SOFREU SOZINHA, HAVIA QUASE CINQÜENTA PESSOAS À ESPERA DE CUIDADOS MÉDICOS E FREQUENTEMENTE CHEGAVA UMA MÃE DESESPERADA COM O FILHO NO COLO, PESSOAS IDOSAS, DENTRE HOMENS E MULHERES QUE, TAMBÉM, SÃO OBRIGADOS A PASSAR POR ESSE SOFRIMENTO.


..........................


SABEMOS QUE A SAÚDE É UM DIREITO FUNDAMENTAL DE TODO SER HUMANO E INFELIZMENTE ELA SE ENCONTRA EM PÉSSIMO ESTADO EM NOSSO PAÍS.


O EXEMPLO SUPRACITADO É APENAS UM DOS TANTOS QUE ACONTECEM DIARIAMENTE
MESMO EM LOCAIS ONDE OS FUNCIONÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE NÃO ESTÃO DE GREVE.


AQUI CABE LEMBRAR QUE ALGUNS MÉDICOS FALTAM AO TRABALHO SEM MAIORES JUSTIFICATIVAS; OUTROS NÃO ACEITAM O SALÁRIO QUE LHES SÃO OFERECIDOS  ( CERTAS VEZES SALÁRIOS CONSIDERADOS "INJUSTO"); ALGUNS MÉDICOS SE NEGAM A TRABALHAR EM HOSPITAIS QUE NÃO LHE DÃO RECURSOS SUFICIENTES PARA TRATAR DOS PACIENTES (DE CERTA FORMA ELES ESTÃO CERTOS; POIS COMO VÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE POR UMA FALHA MEDIANTE ESSA SITUAÇÃO?).


EXISTEM MUITAS OUTRAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS MÉDICOS E, MUITO MAIOR QUE ESSAS, EXISTEM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PACIENTES; HÁ ALGUNS QUE MORREM NA PORTA DO HOSPITAL SEM TER O ATENDIMENTO DEVIDO, OUTROS QUE TÊM SEUS PROBLEMAS AGRAVADOS PELA DEMORA DO ATENDIMENTO OU POR ERROS MÉDICOS E INFECÇÕES HOSPITALARES.


QUANTOS PAIS JÁ PERDERAM SEUS FILHOS E QUANTOS FILHOS JÁ PERDERAM SEUS PAIS POR CAUSA DISSO?


.......................


QUEM TEM PLANO DE SAÚDE E ACHA QUE VAI DRIBLAR MUITO BEM ESSA SITUAÇÃO ESTÁ COMPLETAMENTE ENGANADO!


OS HOSPITAIS PARTICULARES ESTÃO CADA VEZ MAIS LOTADOS E O TEMPO DE ESPERA E AGONIA SE AMPLIA.


.......................


SINTO QUE É PRECISO NOS MANIFESTARMOS CADA DIA MAIS E LUTARMOS PARA MUDAR ESSE QUADRO DESESPERADOR QUE A SAÚDE BRASILEIRA APRESENTA ATUALMENTE.


CABE LEMBRAR QUE A SAÚDE É UM DIREITO ESSENCIAL E QUE SEM ELA MUITA COISA SE TORNA INVIÁVEL.


RESSALTO AQUI QUE "FERIR O DIREITO À SAÚDE É ATENTAR CONTRA O DIREITO Á VIDA". TÂNIA B. TEODORO


.......................


A SAÚDE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988



Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.


Veja mais em: http://conselho.saude.gov.br/web_sus20anos/20anossus/legislacao/constituicaofederal.pdf

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire

ARQUIVO DO BLOG